Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa XII


A Décima Segunda casa é considerada cadente do Ascendente, e como se já não bastasse ser Cadente e representar perda de força, ela ainda está em aversão ao ascendente, ou seja, não enxerga o ascendente, e representa aquelas coisas que estão ocultas aos olhos do nativo representado pelo ascendente, o que para a astrologia tradicional é sempre um fator agravante. Esta casa forma oposição à sexta casa que confere júbilo a Marte, e aqui na 12 Saturno encontra seu júbilo. Bem como a sexta casa, a décima segunda é indicadora de adversidades, infortúnios e toda a sorte de mazelas e danos, portanto é considerada uma casa desafortunada e capaz de afligir os Significadores nela posicionados.

Na obra do Astrólogo Árabe Al-Biruni intitulada “The Book of Instruction in the Elements of the Art of Astrology”, no Capítulo sobre “Indicações Especiais das Casas Peculiares às Natividades” vemos as principais atribuições ligadas a Casa 12: “Inimigos, miséria, ansiedades, prisão, débitos, penalidades, fianças, medo, adversidade, doenças, desejos gestacionais da mãe, gado, asilo, escravos, serventes, exércitos, exílio, tumultos.”

Para o Árabe Abu Mashar a Casa 12 se relaciona com “sofrimento, inimigos, prisões, [inveja e calúnia], dores, necessidades [e animais de montaria].” Para o Árabe Alcabitius a Décima Segunda é a casa “dos inimigos e do trabalho e da tristeza, da inveja e dos sussurros, dos truques e artifícios e dos animais [para cavalgar]. E significa o que acontecerá com as mães em sua concepção, em termos de bem ou de mal. Al-Andarzaghar disse: o Primeiro Senhor da Triplicidade da casa dos inimigos significa Inimigos, o Segundo significa Labor, mas o terceiro significa Bestas [para cavalgar] e Animais de Rebanho.” Tanto na descrição de Al-Biruni, quanto na descrição de Alcabitius vemos uma ligação entre a Casa 12 e coisas que ocorrem antes do nativo nascer, ligadas ao período gestacional e com sua mãe inclusive.

Ainda estudando as obras Árabes, chegamos a Abu Ali Al-Khayyat, Astrólogo que viveu entre os séculos VIII e IX. Al-Khayyat diz que devemos observar o Décimo Segundo signo e seu Regente, os planetas posicionados na décima segunda casa, a Parte dos Inimigos e seu Regente e por fim para Saturno para darmos Julgamento sobre os Inimigos e as coisas significadas pela Casa 12, como podemos ver no Capítulo 36 de sua obra. É interessante notar que existe um critério, um método de investigação dos temas relacionados às casas e é importante observarmos não apenas posicionados nas Casas, mas também os planetas que possuem Regência sobre a mesma, bem como planetas que são significadores essenciais do tema analisado, assim como os Lotes ou Partes que se relacionam com tais temas, obedecendo a uma hierarquia de prioridades e critérios de análise pré-definidos para determinar o bem ou mal de cada tópico e demais assuntos concernentes à estes tópicos.

Falamos então sobre as 12 Casas e seus significados para a Astrologia Tradicional, conforme as obras clássicas. Farei em breve um último texto sintetizando este estudo, que é básico e estrutural para a compreensão da Astrologia. Espero que tenham gostado, os demais textos referentes às outras 11 casas estão em nossa página, dá uma conferida!

Rafael Diniz;
Sírius Astrologia Tradicional.

Bibliografia Consultada:
– Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & Al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press.
– The Judgmennt of Nativities, Abu Ali Al-Khayyat. Tradução James Holden.
– The Book of Instruction in the Elements of the Art of Astrology – Al-Biruni.

Deixe um comentário