Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa VIII

A Oitava casa é sucedente, uma das casas desafortunadas por não aspectar o Ascendente, assim como a sexta e décima segunda casa. Rhetorius diz que esta casa é chamada de Ociosa, e “Epicataphora”, termo grego para algo como “cair no mundo inferior” ou os “Portais do Inferno”, termo também visto na obra helenística de Firmicus Maternus. Quando o Sol chega a esta porção do céu em seu Movimento Primário, percebemos o início do Crepúsculo, que era associado com a “Morte do Sol”. Rhetorius ainda chama esta casa de Escuridão.

Para Valens a Oitava casa a partir do Ascendente, bem como a Oitava casa a partir do Lote da Fortuna carregavam associação com a Morte do Nativo. Na obra de Al-Khayyat vemos a observação também da Oitava Casa a partir do Ascendente, bem como a Oitava Casa a partir dos Luminares. Al-Khayyat elenca uma série de significadores que devem ser observados, bem como o Almuten destes significadores para compreender “Quando” e “Como” da Morte do nativo,
isso inclui observar o Ascendente e seu Regente, a Parte (lote) da Morte e seu Regente, o Quarto Signo e seu Regente, Planetas no Quarto Signo, O Regente por Triplicidade do Ângulo da Terra (O Primeiro Senhor da Triplicidade, a depender se a carta é diurna ou noturna, do IC – Fundo do Céu, que pode não estar no quarto signo), O Regente da Sétima Casa e o Oitavo Signo a partir do Sol e da Lua e Seus Regentes. E então ele descreve a forma de eleger dentre estes significadores, aqueles que terão maior importância na descrição das condições da Morte.

Segundo Vettius Valens ainda, Planetas Benéficos nesta casa são considerados ineficazes e fracos (para os assuntos que regem) e não concedem seus benefícios de modo adequado, ou seja, não consegue materializar seus efeitos a contento do nativo. E acredito que este significa se estenda para as demais casas desafortunadas, que não aspectam o ascendente, como a sexta casa e décima segunda, causando aflição e impedimento aos planetas nelas posicionados. Essa condição pode ser melhorada quando há outras configurações capazes de amenizar ou mitigar tais efeitos, como recepções, e recepções mútuas, trígono ou sextil às fortunas, e a posição do planeta em relação a determinados lotes, como o Lote da Fortuna. Então se você possui planetas nesta casa, se acalme, é preciso observar uma série de outras configurações para determinar quanto isso pode ser prejudicial.

Abu Mashar diz que a oitava casa se relacionado ao Medo e a Morte. Al-Qabisi diz que esta casa está ligada a Morte, Medo e Herança, também às posses das mulheres (talvez por simbolizar os Bens do Cônjugue por ser a Segunda Casa a partir da 7), roubos, as condições dos oponentes e venenos. Como a Casa 7 versa sobre inimigos e oponentes, como vimos no texto anterior, a casa 8 é a segunda casa a partir da 7, usando sistema de casas derivadas, neste caso esta casa também versa sobre os recursos do oponente, e pessoas que lhe dão suporte, e suas condições. Al-Andarzaghar diz que o Primeiro Senhor da Triplicidade desta casa significa Morte, o segundo senhor significa Coisas Antigas e o terceiro significando Herança.

Rhetorius ainda descreve o que cada planeta posicionado nesta casa pode significar, por exemplo. Júpiter nesta casa, estando em seu próprio domicílio ou exaltação, adiciona seus próprios números (de vida?), e faz com que o nativo lucre com assuntos relacionados aos mortos, especialmente se estiver livre de Saturno e Marte. Al-Khayyat, por outro lado diz que Júpiter nesta casa pode provocar a perda de bens, e um fim louvável. Vênus aqui pode significar oposição à mãe, uma vida longa e uma boa morte. O que um planeta nesta casa pode significar, dependerá de sua configuração – ou seja: se possui dignidades essenciais e acidentais, se forma bons ou maus aspectos, se está ou não em seita, dentre outros fatores. Então não tome estas interpretações de modo radical, por favor. É preciso ter parcimônia no Julgamento.

Espero que estejam gostando dos nossos estudos sobre as casas. Logo que possível trago o texto sobre a Nona Casa.

Obrigado!

Rafael Diniz.
Sírius Astrologia Tradicional.


– Referências:
– Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & Al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press.
– The Judgmennt of Nativities, Abu Ali Al-Khayyat. Tradução James Holden.
– Rhetorius O Egípcio. Compêndio Astrológico Contendo Sua Explicação e Narrativa de Toda a Arte da Astrologia – Tradução do Grego por James H. Holden, AFA.
– Atnhology, Vettius Valens. – Mark. T. Riley


(Imagem: Pintura “A Morte de Elaine”, do canadense Homer Watson)

Deixe um comentário