Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa VI

“Sofro calado
Pra não lhe dizer
A cada segundo
O que é um segundo sem você
Sem você” – Milton Nascimento

Esta é uma das Casas Desafortunadas do céu, que representa condições difíceis, danos, injúrias e infortúnios. Esta é uma casa muito mal interpretada na atualidade, pois tornou-se comum dizer que a sexta casa está ligada à saúde, quando na verdade ela não versa sobre saúde e sim sobre doenças, escravidão e condições amargas, como veremos a seguir. Saúde e Vitalidade em Astrologia Tradicional está vinculada ao Ascendente, seu Regente, os Luminares, ao Hyleg, o Lote da Fortuna e a Sizígia Ante Nativitaten – SAN – ou Lunação Pré-Natal, mas isso é tema para um artigo futuro.

Na obra de Rhetorius, o Egípcio, é dito que a sexta casa é cadente, maléfica, e antecede o descendente, é a “Primeira Queda”, e chamada de “Metacósmica” (“Metacosmic” em inglês, originalmente em grego “metakosmios” – o termo é atribuído à todas as casas cadentes. Parece referir-se à casas que antecedem os ângulos, uma vez que “kosmikos” na Antologia de Vettius Valens parece referir-se aos ângulos, “Anthology, II, 18.6, ‘Kosmika Kentra’ ”) e também de “Má Fortuna”. Esta casa significa Injúria, Escravos, Inimigos e Quadrupedes, também algumas das ações do nativo porque ela está em trígonono direito ou destro ao MC, mas também a casa da base e as moléstias envolvendo a base (Casa Quatro, IC, Fundo do Céu). Maléficos aqui fazem doenças e injúrias envolvendo a base e a perda de dinheiro. O Sol nesta casa indica opressão de superiores e ele será um subordinado. Rhetorius cita ainda que o Sol na sexta casa pode significar que o pai seja escravo ou de “low-born” – baixo nascimento, de classe social inferior – especialmente se em adição à isso o Regente do Sol, ou o Lote do Pai, ou a Dodekatemória do Sol, ou o Regente da Triplicidade do Sol. Isso indicaria que os Pais são escravos, ou de classe baixa, ou aleijados, ou banidos/exilados – o que para o período era uma condição severa.

O Mestre Abú Mashar, posterior à Rethorius, nascido no Século VIII, diz que a sexta casa trata sobre doenças, escravos e bestas. Ratificando o que foi dito pelo Egípcio citado anteriormente. Alcabitius já diz que a sexta casa trata sobre enfermidades e escravos, significando o fim da vida (provavelmente devido ao quadrante na qual esta casa se encontra, ligado à uma idade já avançada) e o que vai ocorrer antes da velhice. Ele ainda cita Al-Andarzaghar que diz que o Primeiro Senhor da Triplicidade da Casa da Doença significa enfermidades e recuperação de doenças. O Segundo Senhor sobre domésticos (pessoas subordinadas ao nativo, que lhe prestam serviço) e escravos (o que era “comum” para a época em que a astrologia se desenvolveu e os manuscritos foram escritos). O Terceiro sobre o que o encontrará em termos dos significados desta casa, seu uso e trabalho. E esta casa é significador de bestas e rebanhos de animais e quadrúpedes, e sua força, e sua multidão ou escassez, também prisão e detenção.

Já o Mestre Árabe Abu ‘ Ali Al-Khayyat nos dá preciosas instruções de como delinear esta casa, que segundo ele se refere a escravos e subordinados do nativo, a sorte do nativo com animais e gado, as enfermidades do nativo e sua causa. Milton Nascimento, grande cantor Brasileiro, citado no início do texto, possui em sua natividade o Senhor do Ascendente na sexta casa, conjunto à Marte, ele entende bem o sofrimento humano, muitas de suas músicas falam desta dor e sofrimento na qual estamos condicionados. Em última instância, a sexta casa fala de nossas dores e sofrimentos, e de condições duras de vida, seja pelo surgimento de enfermidades ou pelo que se faz (trabalho, ações) na vida, é uma casa que não enxerga o ascendente, assim como a Casa 8, 12 e 2 (que como vimos em Valens era camada O Portão de Hades). A Aversão ao Ascendente (que representa ‘Vida’ é uma grave condição.)

Se você gostou, deixa seu Curtir em nossa Página! É de grande incentivo!
Se vcê nãoleu os textos sobre a Casa 1, 2, 3, 4 e 5, estão disponíveis em nossa Página! Em breve texto novo sobre a Casa 7, fique ligado!

Sírius Astrologia Tradicional;
Rafael Diniz.

– Referências:
– Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & Al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press.
Schmidt.
– The Judgmennt of Nativities, Abu Ali Al-Khayyat. Tradução James Holden.
– Rhetorius O Egípcio. Compêndio Astrológico Contendo Sua Explicação e Narrativa de Toda a Arte da Astrologia – Tradução do Grego por James H. Holden, M.A. FAFA.

(Imagem: “Vanguarda Expressionismo: Pintura da série Os Retirantes, de Candido Portinari.(1944) Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.”)

Deixe um comentário