Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa V

“Mora em nós a madrasta (a ser perdoada)
Mora em nós a criança perdida (cujo nome se ouve noite adentro)
Mora em nós este imenso maternal vazio,
que acalenta os nossos sonhos, em cujo colo adormecemos.” Rubem Alves

A Quinta Casa é chamada sucedente, pois sucede ao “Ângulo da Terra” – ou seja, ao ângulo da Quarta Casa. É chamada de “Boa Fortuna”, tida como uma casa benéfica. O Quinto signo-casa enxerga o signo ascendente por trígono, planetas aqui posicionados podem aspectar o grau ascendente por trígono. O Planeta Vênus se Rejubila nesta casa e possui estreita relação com os temas e a natureza desta casa.

Abu Mashar diz que a quinta casa se refere à Desejos (Libidenem) e Crianças. O desejo aqui referido por Abu Mashar parece ser o libido, o desejo sexual. Al-Qabisi já diz que esta casa se refere à crianças e ao deleite (no sentido de comer e beber). Então vemos uma associação clara da quinta casa com Filhos e também com Prazeres. Al-Andarzaghar diz que o Primeiro Regente por triplicidade desta casa significa crianças e vida, o segundo significa deleites, e o terceiro significa legados. Omar of Tiberia diz que se quisermos saber sobre crianças, se o nativo terá filhos e se será muitos ou poucos, neste caso devemos examinar o Quinto Signo e seu Regente, também Vênus e Júpiter e a Parte dos Filhos e Seu Regente, bem como o Almuten destes.

Abu Ali Al-Khayyat sugere examinarmos a Quinta Casa e seu Regente, Vênus e Júpiter, a Parte dos Filhos e seu Regente, e o Senhor da Triplicidade de Júpiter (neste caso o Primeiro, conforme a carta seja Diurna ou Noturna), para sabermos sobre o Status dos Filhos e as coisas significadas pela Quinta Casa, ele também dá orientações para descobrir o Tempo em que ocorrerá filhos na vida do nativo, se houver tal promessa na natividade. Vettius Valens, em sua obra “Anthology”, diz que para examinarmos o tema dos filhos devemos levar em consideração o local de Mercúrio e Vênus, se estiverem aflitos por Marte e Saturno isso pode causar ausência de filhos ou a Perda dos mesmos, mas se Júpiter ajudar ele pode causar boa prole.

Valens ainda afirma que de todo modo é necessário examinar o Regente do Lote dos Filhos, ainda neste capítulo da Antologia há uma citação de Petosiris que diz que deve-se observar a configuração de Júpiter, Vênus e Mercúrio, se não estiverem aflitos indica Boa Prole, e quando estão aflitos causa Lamento e a Morte dos Filhos. E dá orientações para saber se o Filho será do sexo masculino ou feminino, e diz que os “Doadores de Filhos” em signos bicorpóreos ou se planetas em signos bicorpóreos aspectarem os “Doadores de Filhos” o número de filhos é dobrado.

Sírius Astrologia Tradicional,
Rafael Diniz.

Bibliografia consultada:
– Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & Al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press.
– Omar of Tiberias, Three Books on Nativities. Translated by Robert Hand. Edited by Robert Schmidt.
– The Judgmennt of Nativities, Abu Ali Al-Khayyat. Tradução James Holden.
– Anthology, Vettius Valens. Tradução de Mark T. Riley

(Imagem: Pintura de ANSELM FEUERBACH)

Deixe um comentário