Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa IX

A Nona Casa é considerada cadente, sendo o local de Júbilo do Sol e chamada de Casa de Deus. Esta casa versa sobre estudos superiores, conhecimentos avançados, viagens longas , religião, oráculos, profecias, sonhos. É uma casa benéfica por enxergar/aspectar o ascendente por trígono, assim como a quinta casa.

Para Abu Mashar, a nona casa se relaciona com viagens e peregrinações, leis e contemplação divina, filosofia e as artes, escritos, rumores e visões. Para Al-Qabisi ou Alcabitus, esta casa fala de peregrinações e viagens, fé e religião, sabedoria, filosofia e livros, também cartas e legados, relatos (ou relatórios) e sonhos. E ela significa o começo da segunda porção da vida, sendo que a primeira porção da vida se relaciona com o primeiro quadrante da esfera celeste (composto pelas casas 12, 11 e 10), a segunda porção com o segundo quadrante (composto pelas casas 9, 8 e 7), segundo Al-Qabisi, que ainda nos diz que para Al-Andarzaghar o Primeiro Senhor da Triplicidade desta casa significa peregrinação e tudo que acontece sobre isso, o Segundo Senhor da Triplicidade significa fé e religião e o bom estado destas coisas e sua maneira e o Terceiro Regente ou Senhor da Triplicidade da Casa Nove indica Sabedoria e Sonhos, também estrelas e presságios e sua verdade ou mentira nisto.

Para Rethorius, o Egípcio, esta casa é chamada de “Deus”, a casa do Sol e ela significa todas as coisas concernentes à deuses, reis, estrangeiros, sonhos e observação religiosa. Este é o signo “astronômico” e “metacósmico”. Planetas benéficos aqui posicionados e/ou o Regente domiciliar desta casa bem configurado na carta, livre da aflição dos maléficos, representa boa fortuna em terras estrangeiras, pessoas piedosas e justas em observâncias religiosas. O Sol na nona casa por exemplo, bem configurado, faz construtores de coisas sagradas, aqueles com sagrada inspiração, adornadores dos deuses, cantores de hinos sagrados e fundadores de templo, ou seja, pessoas religiosas, sacerdotes e envolvidas com coisas sagradas e religião de modo mais profundo e que se tornam famosos por isso, uma ligação com autoridade religiosa, o que nos dias de hoje seria algo como Padres, Bispos, Babalorixás e Yalorixas, Pastores de Igreja, Sacerdotes e Sacerdotisas de modo geral penso eu.

Abu Ali Al-Khayyat, no capítulo 29 de sua obra orienta observar duas casas: A Terceira e a Nona para julgar sobre a Religião e Lei do nativo, e seus sonhos. A Terceira casa compartilha muitos atributos relacionados à nona casa, sua casa oposta, porém de modo mais prático, curto, próximo – como viagens curtas e religiosidade mais prática, enquanto a nove parece ligar-se com a Doutrina, Filosofia ou Dogma da religião.

Planetas benéficos nesta casa tende a ser bom, pois aspectam o ascendente por signo inteiro, por trígono. E dependendo da longitude zodiacal, pode aspectar o ascendente por grau/orbe o que enfatiza a força e importância do aspecto.

Espero que tenham gostado! Compartilhem, comentem, curtam e continuem acompanhando nossa página e grupo no facebook. Agora vai! Logo sai o texto da casa 10! Obrigado por estarem aqui e até logo!

Rafael Diniz;
Sírius Astrologia Tradicional.

Bibliografia consultada:
– Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & Al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press.
– The Judgmennt of Nativities, Abu Ali Al-Khayyat. Tradução James Holden.
– Rhetorius O Egípcio. Compêndio Astrológico Contendo Sua Explicação e Narrativa de Toda a Arte da Astrologia – Tradução do Grego por James H. Holden.

(Imagens: Stonehenge / Réplica do Partenon)

Deixe um comentário