Os Significados das Casas em Astrologia Tradicional – Casa IV

“A quarta casa é chamada de ângulo subterrâneo e o tempo da velhice. Significa o tópico dos pais, dos bens e dos assuntos ocultos, e a casa em que nascemos, as fundações e as coisas que acontecem após a morte.” – Rhetorius O Egípcio. Compêndio Astrológico Contendo Sua Explicação e Narrativa de Toda a Arte da Astrologia – Tradução do Grego por James H. Holden, M.A. FAFA. Na continuação deste texto, Rethorius cita o que ocorre ao nativo quando os benéficos estão posicionados nesta casa e também os maléficos, citando condições ligadas à Morte do nativo. Ele cita que Vênus nesta casa dá maus casamentos, mas uma velhice livre de labuta e problemas.

A Quarta Casa é uma Casa Angular, chamada de Ângulo da Terra, que versa sobre O Pai, a Família, nossa Morada, Terras e Imóveis, a Terra Natal, Ancestrais e o Fim das Coisas, e o que ocorre após a morte de alguém. No livro “The Houses – Temples of the Sky” de Deborah Houlding ela cita Firmicus Maternus sobre a Quarta Casa “tudo o que é relacionado com riqueza escondida e não recuperada”.

Na obra de Abu Ali Al Khayyat – O Julgamento das Natividades, do Capítulo 16 ao 19 ele fala sobre a Quarta Casa, onde ele demonstra como dar Julgamento sobre a fortuna dos pais, e as coisas significadas pela quarta casa. A duração da vida do Pai. A duração da vida da Mãe. E como encontrar o Hyleg da vida dos Pais. No Capítulo 37 ele fala sobre a qualidade da morte e suas ocasiões. Nesta análise ele leva em consideração o Ascendente e seu Regente, a Parte da Morte e seu Regente, O quarto Signo e seu regente, Planetas posicionados na Quarta Casa, o Regente da Quarta Casa por Triplicidade, o Senhor da Sétima Casa, O Oitavo Signo do Sol e seu regente e o Oitavo Signo da Lua e seu Regente (sistema de casas derivadas). À partir destes pontos é calculado o Almuten da Morte, de acordo com o Astrólogo Árabe. Neste capítulo vemos a associação clara desta casa com o tema da morte, assim como na obra de Rethorius, o Egípcio.

Alcabitius, na obra “Introductions to Traditional Astrology” – tradução de Benjamin Dykes, diz o seguinte: “Al-Andarzaghar disse que o primeiro senhor da triplicidade da casa dos pais significa os pais, o segundo cidades e terras, mas o terceiro o fim dos assuntos e prisões”.

Rafael Diniz;
Sírius Astrologia Tradicional.

Deixe um comentário