
Esta casa está associada aos Bens, Posses e Recursos financeiros do nativo, sua alimentação ou substância, e pessoas que lhe dão suporte. É uma casa sucedente. Está em aversão ao Ascendente, portanto é um local que o ascendente não enxerga/aspecta.
A segunda casa a partir do ascendente recebe conotações tanto dúbias ao longo da história. Vettius Valens, importante Astrólogo do período Helenístico chama esta casa de “O PORTÃO DE HADES” (The Gate of Hades). Devido ao segundo Local estar em aversão ao ascendente, ou seja, numa posição que o ascendente não enxerga, acaba por receber na astrologia helenística (pelo menos em Valens) uma conotação bastante negativa.
“O segundo domicílio [é] sobre posses e negócios A segunda casa é a casa de bens e os meios de subsistência e suboficiais. E significa o fim dos anos de vida (isto é, o fim da juventude). E al-Andarzaghar disse sobre os Senhores da triplicidade da casa dos bens, ou seja, sobre o primeiro, o segundo e o terceiro: veja qual deles é mais forte em essência e local: você fará dele merecidamente a autoridade sobre bens e o significador de sua aquisição. Que se estivesse no meio do céu, ele encontrará isso do rei; e se estivesse na casa da fé, será melhor. Do mesmo modo, o primeiro Senhor da triplicidade fornece bens no início da vida, o segundo no meio e o terceiro no final.” – Introductions to Traditional Astrology: Abu Ma’shar & al-Qabisi. Benjamin N. Dykes – The Cazimi Press. Página 73.
É notável como a segunda casa perdeu grande parte de seu simbolismo e associações negativas, comparando a obra de Vettius Valens e de Abu’Mashar e Alcabitius ou Al-Qabisi. Isso é reforçado e ratificado, quando tomamos a obra de Abu ‘ Ali Al Khayyat como referência, discípulo de Masha’allah. No qual no livro “Os Julgamentos das Natividades” Al-Khayyat no Capítulo 11 fala sobre a segunda casa, onde ele aborda sobre a Riqueza do Nativo e sua Forma. Utilizando também o esquema de triplicidades.
Abu ’ Ali Al-Khayyat instrui que observemos a segunda Casa à partir do Ascendente, porque se as fortunas estiverem nelas ou aspectá-la, e os maléficos não estiverem nelas e não aspectá-la, e seus Senhores estiverem em bons locais na carta e à partir do Sol, isto vai significar Boa Fortuna e Sucesso para o nativo na aquisição de bens. E a partir disso ele cita outras várias configurações que podem significar boas posses ou não na vida do nativo.
Rafael Diniz.