– Estudando a obra de Abu ‘Ali Al-Khayyat, Parte 2

Nono exemplo presente no Sétimo Capítulo da obra “Os Julgamentos das Natividades”, tradução do Árabe para o Latim por “John de Sevilha”, tradução do Latim para Inglês por James H. Holden.

“9. Uma Natividade Noturna com o 16° Grau de Gêmeos ascendendo.

A Lua em 16° de Áries, Júpiter em 22° de Escorpião, Vênus em 13 de Escorpião, Saturno em 15° de Peixes, Mercúrio em 21° de Escorpião, Sol em 9° de Sagitário, Marte em 19° de Capricórnio, a Cabeça do Dragão em 23° de Escorpião, e a Parte da Fortuna em 9° de Aquário. A Sorte deste Nativo foi significada pelos Senhores da Triplicidade da Lua porque a natividade era Noturna. O Primeiro Regente era Júpiter, o Segundo o Sol, ambos cadentes do ângulo no sexto Signo. Que sugere o significado de trabalho duro para o nativo e poucas coisas boas. Então eu olhei para a Parte da Fortuna, e eu a encontrei no nono signo e seu Senhor não a aspectava, que também significa trabalho duro e espera.”

Neste ponto o autor começa trazer exemplos com o grau do Ascendente e o grau dos planetas e demais pontos como a cabeça do dragão e parte da fortuna. Agora ele avança na delineação e sugere olhar para a Parte da Fortuna, e julga ruim o fato de seu Dispositor não aspectar o Lot. O que é dispositor? O Planeta regente do signo no qual a Parte da Fortuna se encontra. Neste caso a parte da fortuna em Aquário, seu Dispositor é Saturno, que está em Peixes. Aquário e Peixes são chamados signos “Inconjuntos” ou em “Aversão”, portanto Saturno não enxerga a Parte da Fortuna que está sob sua regência, e não pode dar testemunho sobre ela, o que leva a um julgamento negativo do autor.

Neste exemplo acima, o terceiro Senhor da Triplicidade é Saturno, que está posicionado no 10° signo, mas na nona casa por Equal House. Ou seja, Saturno também cadente. Provavelmente devido a isso o autor o ignora. Mas tenho percebido alguma ênfase nos dois primeiros regentes.

Existe uma nota de rodapé sobre a posição de Mercúrio, esta nota diz que a verdadeira posição de Mercúrio é 21° de Sagitário, que este mesmo erro foi cometido nas cartas de Masha’ allah. Mercúrio em Sagitário estaria conjunto a um Maléfico (Marte) e quadrando outro (Saturno), além de estar em detrimento. O que reforçaria o testemunho de Má Sorte.

Por fim, a última nota de rota pé fala sobre a posição da Parte da Fortuna, um esclarecimento de que ela está no Nono signo, mas não na nona casa por Equal House, estando então na oitava casa.

Deixe um comentário