– Breves Considerações sobre Magia Astrológica – Marte


(Terça-feira, 28 de Abril)

Olá!
Tradicionalmente a Terça-feira é consagrada à Marte, Planeta Regente deste dia. Toda terça-feira é um dia propício para comungar com as forças sagradas de Marte, sendo possível estar em comunhão com essa esfera Divina de muitas maneiras distintas. Dentre estas maneiras podemos citar a prática da Meditação, Mantras, Orações, Rezas, Rituais, Oferendas e demais práticas mágico-religiosas que lhe seja comum. Pois a Magia Astrológica não está presa à nenhum formato religioso e pode ser praticada e adaptada por qualquer pessoa ao sistema simbólico que lhe é familiar, respeitando os preceitos que a magia astrológica sugere através das obras antigas e releituras atuais destas obras.

Esta interação espiritual com as forças de Marte pode dar-se para fins Devocionais ou Magísticos. Se você já carrega o costume, dentro da Tradição religiosa que você possui, de comungar com forças Marciais, ajustando essa prática para uma ótica Astrológica você poderia realizar suas práticas no Dia e Hora regidos por Marte, ou quando Marte está ascendendo no horizonte celeste (Conjunto ao Ascendente) por trânsito. Este seria, por exemplo, aqueles que já mantém um culto dentro do candomblé ou umbanda à Ogum. Wiccanos, Bruxos Modernos ou Tradicionais, Neo-Pagãos, que possuam em sua prática o culto ao Deus Ares grego, Marte romano, Lugh/Morrigan celta, ou qualquer outra divindade pagã que possua atributos Marciais. Católicos que tenham em sua prática religiosa o culto à São Jorge ou São Miguel Arcanjo. Não há necessidade de alterações na estrutura ritual que você já possui, mas se desejar, pode incluir Elementos ligados ao Planeta dentro do seu culto pessoal.

A devoção à divindades associadas aos planetas, pode ter o intuito de “agradar” o planeta e mitigar os efeitos indesejáveis da manifestação desse planeta em sua vida, quando este Planeta está debilitado ou aflito no Mapa Natal.

Quando este Planeta está em posição de destaque na carta natal por possuir maiores dignidades essenciais e acidentais, estando livre de Combustão, Retrogradação e Impedimentos. A ativação deste planeta através da devoção ou magia Astrológica visa trazer os atributos Benéficos deste planeta para a vida do nativo. Resumindo: Quando o planeta está “mal”, nosso intuito deve ser mitigar seus efeitos através da devoção. Quando o planeta está “bem” configurado, nosso intuito é trazer suas qualidades benéficas, ativá-las.

Além da devoção religiosa, há a prática magística vinculada às forças Planetárias, que tem um viés diferente, não possui um viés religioso, mas sim mágico-espiritual. Então se você é um Magista (Bruxo, Feiticeiro, Mago), você pode trabalhar magias com propósitos Marciais na Hora e Dia de Marte, ou quando este está ascendendo ou culminando (posicionado no Ascendente ou Meio do Céu). Você pode utilizar-se da estrutura original de seu sistema magístico sem alterações, usando estas orientações Astrológicas para fortalecer sua prática, ou pode incluir Elementos atribuídos astrologicamente à Marte por correspondência para ancorar com maior ênfase a egrégora marcial ao seu trabalho.

A Magia Astrológica é muito antiga, está presente na grande maioria dos Grimórios medievais de Magia. Se você deseja compreender melhor e se aprofundar neste tema, recomendo inicialmente a leitura da obra de Cornélio Agrippa (Século XV) “Três Livros de Filosofia Oculta”; “Picatrix” (Século XI), “De Imaginibus” de Thabit Ibn Qurra (Século IX) ambos na tradução recente de Cristopher Warnock (Magista e Astrólogo Renascentista) – pretendo falar exclusivamente sobre estas obras em postagens posteriores.

É comum utilizar-se dos “Kameas” (Quadrados Mágicos Planetários compostos por números), Pantáculos, Selos e Sigilos ligados à esfera Planetária, sua Inteligência e Espírito ou Daimon. Mas para isto é preciso que você se aprofunde mais no tema para saber como utilizar corretamente. Também tem os Pantáculos de Salomão e de outros Grimórios medievais e Renascentistas.

Dentre as práticas de magia Astrológica, temos a confecção de Talismãs Astrológicos, “Caridade Astrológica” e o uso de Pedras e Cristais. É possível confeccionar Talismãs Astrológicos para os 7 Planetas, para as 28 Mansões Lunares, 36 Decanos ou para as Estrelas Fixas. A prática de confeccionar Talismãs Astrológicos é mais avançada, exige profundo conhecimento Astrológico para encontrar o melhor momento para fazê-lo (Astrologia Eletiva).

Marte está associado à guerra, disputa, vitória sobre os inimigos, energia, coragem, ímpeto, cortes, rupturas, separações. Sua cor é o Vermelho. Segundo William Lilly:

“As ervas que atribuímos a Marte são aquelas que se aproximam do vermelho, cujas folhas são pontiagudas e afiadas, cujo gosto é cáustico e ardente, que gostam de crescer nos lugares secos, são corrosivas e penetram na carne e nos ossos com um calor muito sutil. São as seguintes: as urtigas, todo o tipo de cardos, silvas, scabiosa succisa, fringilla montifringilla, cebolas, convolvulus scammonia; alho, semente de mostarda, pimenta, gengibre, cebolinho, dictamus albus, marroio, conio, sândalo vermelho, tamarindos, todas as ervas que atraem ou provocam a cólera por simpatia, rabanetes, rícino, arsênico, assarum, carduus, benedictus, cantáridas.”

O Anjo de Marte é Samael (alguns dizem Miguel), a Inteligência Planetária é Graphiel (Celestial) e o Espírito Planetário é Barzabel (Mundano).

– Dica Simples de Magia Astrológica ligada à esfera de Marte para pedir Proteção ou apenas para Devoção:

No Dia e Hora de Marte, ou quando Marte estiver posicionado no Ascendente ou Meio do Céu dignificado essencialmente e livre de impedimentos, em aspecto às fortunas. Tome banho de folha de mangueira ou arruda do pescoço para baixo. Vista roupas vermelhas. Coloque uma toalha vermelha sobre uma mesa, aparador ou plataforma que sirva temporariamente como altar. Medite por alguns minutos, sintonizando-se, buscando um estado de relaxamento do corpo e concentração mental. Sobre o altar acenda 5 velas vermelhas untadas com óleo essencial ou essência de gengibre ou Sândalo em círculo, incensos de Sândalo ou Arruda, uma taça com água ou vinho tinto como oferenda. Coloque uma imagem do Glifo de Marte no centro do círculo com as velas, e gravado nas velas. Recite o Hino Órfico para Marte (você encontra uma versão deste Hino no site Astrologia Tradicional do Astrólogo Yuzuru Izawa) – ou faça uma oração/reza para a divindade de sua fé. Escreva sua petição num papel e coloque debaixo da taça, ou entoe sua petição repetidas vezes (você pode escrever alguns versos, rimados ou não, sintetizando sua petição – seu pedido pela sua Proteção, da sua família, sua casa, na rua etc…). Faça isso com o coração aberto, com um sentimento de pureza, honestidade e verdade. Ao fim pode realizar uma prática meditativa de contemplação ou apenas agradecer e encerrar.

Sinta-se a vontade para alterar o que desejar, incluir Elementos de sua prática pessoal, usar velas brancas no lugar de vermelhas se não tiver ou quiser. Na falta de óleo essencial pode usar azeite de oliva, enquanto unta as velas mentalize seu objetivo. Se não gosta da prática de banhos de ervas, não faça, se tiver vontade de experimentar fique a vontade! Muitas tradições mágico-espirituais no mundo inteiro fazem uso de águas com ervas (banhos mágicos) para limpar o corpo (e também o espírito) ou sacralizá-lo, imantá-lo, é uma prática muito antiga e tradicional, usada também no Candomblé, Wicca, Umbanda, Reconstrucionismos Neo-Pagãos e outras. Esta é só uma dica bem simples para ilustrar tudo que foi falado anteriormente, não é nada obrigatório, se não sente a vontade é só não fazer.

As Horas Planetárias de Marte, para hoje são as que seguem abaixo, lembrando que elas podem sofrer variação de alguns minutos de cidade para cidade então tente usar o espaço mais central do horário.
6:11 às 7:08 (manhã)
12:50 às 13:47 (tarde)
19:41 às 20:44; (tarde)
03:02 as 04:05; (madrugada de terça para quarta)

O tema é muito abrangente, profundo e diversificado, não pretendo esgotá-lo com estes rascunho, apenas introduzi-lo. Mais sobre este tema pode ser lido no site Astrologia Tradicional de Yuzuru Izawa, Medieval Astrology Guide de Ryan Butler, e no site da Nina Gryphon (temos textos dela aqui em nossa página, traduzidos por mim, do inglês, com prévia autorização dela.)

Que Marte nos Proteja,
Que através de nossas demandas
Possamos aprender a ter coragem, força e determinação,
Que possamos vencer nossos inimigos internos e externos,
Que Marte proteja nossa direita, esquerda, costas e frente, abaixo e acima, fora e dentro. Agora, nesta hora, e em todo momento!
Salve Marte! Salve Ares! Salve Ogum! Salve São Jorge! Salve Morrigan! Salve o Arcanjo Miguel!

🙌🙏
Sírius Astrologia Tradicional,
Rafael Diniz.

(Imagem de Marte: Site do museu britânico, mas não encontrei citação do autor, se alguém souber e puder dizer eu agradeço)

Deixe um comentário