Cálculo do Temperamento e Maneiras do Nativo

Quando falamos em Astrologia, a grande maioria das pessoas restringe a aplicação da Astrologia à análise e interpretação da personalidade do nativo por meio da carta de sua Genitura, o famoso “mapa natal” e cabe ao Astrólogo percorrer este mapa em busca do tesouro escondido prometido“Minha Personalidade”. A “Moderna e Popular” forma de Astrologia vende uma Astrologia que dá ênfase nos aspectos psicológicos, comportamentais e emocionais de uma pessoa quase que exclusivamente pela posição zodiacal do Sol – “Você é taurino, então você é x, y e z”, “Você é leonino, então sua personalidade é x, y e z, você dá certo em relacionamento com pessoas do signo W.”, quando avançam deste ponto simplório, no máximo observam o Signo Ascendente como “a forma como você se expressa para o mundo”. É claro que tem Astrólogos Modernos que vão muito além disso, mas a grande maioria está condicionada a limitar a prática da Astrologia a isto, talvez por preguiça, comodismo, ou qualquer outra coisa que seja, não importa. Sendo que a Astrologia não trata apenas da Personalidade, e ainda assim o fazem de forma equivocada neste ponto em particular.

O fato é que o Sol e o Ascendente são deveras de grande importância na análise de uma natividade, contudo a análise NÃO SE LIMITA APENAS À ISTO, muito menos a análise dos Modos, Maneiras, Comportamento, da Mente Lógica e Intuitiva do nativo se limitará a posição do sol e o signo ascendente. Uma carta natal aborda estes aspectos citados, mas também NÃO SE LIMITA a falar da “PERSONALIDADE” do nativo.

Pretendo com estes rascunhos que se seguem, mostrar aos leitores que são estudantes assim como eu, que buscam aprender os fundamentos e técnicas da Astrologia por um viés Tradicional, como encontrar pistas sobre o TemperamentoComportamentoManeiras ou Modos e a Mente Racional e “Intuitiva” do nativo, ou seja – traços da Personalidade do Nativo. Lembrando que são apenas traços e existem muitos outros fatores que irão compor a personalidade de uma pessoa que não serão observados de forma astrológica diretamente. Não sou Autoridade no assunto, sou apenas um estudante desta Arte e assim exponho aqui minhas observações sobre o tema, sem ter a intenção de esgotar tal assunto ou impor a verdadeira e única técnica de encontrar pistas sobre a mente e modos do nativo. Escrevo principalmente para fixar o que tenho lido e tentado aprender.

O Temperamento


(Arcano da Temperança no Tarô)

Primeiramente considero importante compreender minimamente que seja, o conceito de temperamento antes de seguirmos para o cálculo e análise do mesmo.

A palavra temperamento vem de tempero. E está ligada ao verbo temperar. O temperamento é a forma como algo foi, é ou está temperado. Temperar algo é fundir substâncias/ingredientes a este algo. Desta maneira atribuindo qualidades ou alterando suas características essenciais, naturais, originais ou básicas. Exemplo: Podemos temperar um alimento, adicionando sal e pimenta ou açúcar e baunilha. Conforme eu tempero, o alimento adquiri novas propriedades oriundas do tempero utilizado. O alimento agora está temperado. Qual é o temperamento do alimento? Salgado e picante; ou doce e suave.

Ainda neste exemplo, qual é a Matéria a ser temperada? Neste exemplo é o Alimento. Quais são os Temperos citados? Sal, Pimenta, Açúcar e Baunilha. Então para temperar qualquer coisa eu preciso de uma Matéria e de Temperos. Certo? Ok.

Outro exemplo seria o Aço, como Matéria. E como tempero temos Fogo (ou calor) e Água (ou umidade, então poderia usar Óleo no lugar de água, óleo é também dotado de umidade). Adicionando calor em intensidade e tempo determinado, seguido de umidade em intensidade e tempo determinado eu terei um aço temperado de forma “x ou y”, com maior ou menor dureza, flexibilidade e etc, alterando suas propriedades essenciais e lhe atribuindo uma nova característica. Podemos temperar tintas adicionando bisnagas de corantes ou misturando tintas de cores variadas. Enfim, acho que entenderam o espírito da coisa.

No caso da Astrologia, não estamos temperando nada, mas analisando o temperamento que uma pessoa carrega através das indicações apresentadas simbolicamente no Mapa Natal, por meio de uma relação de sincronismo ou sintonia, simpatia, conexão que existe entre o nativo e o céu no momento de seu nascimento. Desta forma analisamos o temperamento de seu Corpo e Alma (para os mais voltados ao misticismo e espiritualidade) ou Corpo e Mente (para os mais céticos). O temperamento tem vínculo, não apenas com os traços da personalidade, comportamento e modos do nativo, mas também com seu corpo físico e o funcionamento do mesmo.

Quais substâncias são usadas no tempero da matéria que compõe o ser do nativo?

Esta substância utilizada para temperar o ser humano, é utilizada não apenas para temperar o ser humano, mas todas as coisas existentes, pois todas as coisas no mundo são formadas a partir da interação, em menor ou maior quantidade, destas substâncias chamadas “Qualidades Primitivas”. 

As qualidades primitivas são: Calor, Frieza, Umidade e Secura.

Da interação entre estas “substâncias” temos a formação dos “Elementos“. Sendo:

Frio e Seco – Elemento Terra;
Frio e Úmido – Elemento Água;
Quente e Seco – Elemento Fogo;
Quente e Úmido – Elemento Ar;

Os elementos SecosTerra e Fogo;
Os elementos ÚmidosAr e Água;
Os elementos QuentesAr e Fogo;
Os elementos FriosTerra e Água;

As Qualidades Primitivas dão o tempero, e consequentemente a natureza, de todas as coisas existentes no plano material ou sutil, de forma concreta ou simbólica. Ao humor Frio e Seco, chamamos Temperamento Melancólico, Frio e Úmido de Temperamento Fleumático, Quente e Úmido de Temperamento Sanguíneo, Quente e Seco de Colérico.

Vamos observar a Natureza Essencial (essência) dos signos e planetas:

– Saturno – Frio e Seco – Melancólico
– Júpiter – Quente e Úmido – Sanguíneo
– Marte – Quente e Seco – Colérico
– Sol – Quente e Seco – Colérico
– Vênus – Frio e Úmido – Fleumático (Para alguns autores Sanguíneo)
– Mercúrio – Frio e Seco – Melancólico (Adaptável, depende dos planetas que estão ligados a ele)
– Lua – Frio e Úmido – Fleumático

Saturno e Marte são considerados extremos, Saturno em Frieza e Marte em Calor. Vênus e Júpiter são moderados, Vênus em Frieza e Júpiter em Calor. Lua é moderadamente fria, mas sua fase exerce influência. Sol é extremamente quente, mas sua estação exerce influência (Nos cálculos do temperamento isso não importa. Mas o Sol é maléfico quando em conjunção, e benéfico quando em aspectos ptolomaicos, mais distante, pois é abrasivo e causa combustão).

– Áries – Colérico
– Touro – Melancólico
– Gêmeos – Sanguíneo
– Câncer – Fleumático
– Leão – Colérico
– Virgem – Melancólico
– Libra – Sanguíneo
– Escorpião – Fleumático
– Sagitário – Colérico
– Capricórnio – Melancólico
– Aquário – Sanguíneo
– Peixes – Fleumático

Feita esta introdução, vamos agora entender o Cálculo do Temperamento!

O cálculo do temperamento não tem uma fórmula unânime entre os Astrólogos Tradicionais, portanto vou apresentar três fórmulas de cálculo e o estudante poderá experimentar as três fórmulas e verificar qual é mais “precisa”. Apesar da “Fórmula” sofrer variações, todas seguem um mesmo princípio fundamental e investigam Pontos da carta com íntima relação, em maior ou menor escala, com o Corpo e Mente do nativo.

– Primeira Fórmula do Cálculo do Temperamento

No site Astrologia Medieval, do Astrólogo Paulo Silva, podemos observar a descrição de uma fórmula baseada, segundo ele, na Técnica de Robert Zoller.

– Esta técnica leva em consideração os seguintes Significadores:

1. O Signo Ascendente da Carta Natal;
2. O Almuten do Ascendente (O Vencedor do Ascendente. O planeta com Maior Dignidade Essencial no grau do Ascendente)
3. Os planetas que aspectam o Ascendente.

O cálculo do “Almuten Ascendentis” é descrito no site Astrologia Medieval no link abaixo e o exemplo do cálculo desta fórmula com um mapa natal também está incluso no Artigo do Paulo Silva, sendo desnecessário reproduzir um exemplo aqui. (http://www.astrologiamedieval.com/Temperamento.htm)

– Segunda Fórmula do Cálculo do Temperamento

A segunda fórmula que iremos observar é apresentada pelo Astrólogo Yuzuru Izawa, no site Astrologia Tradicional. Ele apresenta os seguintes Significadores para o cálculo:

1. Signo Ascendente e seu Planeta Regente.
2. O Signo da Lua e do Sol; A fase da Lua e do Sol;
3. Se houver empate, observar o Almuten Figuris (O Vencedor da Carta, O Almuten da Carta, que é “resumidamente” o planeta com maior Dignidade Essencial no Grau do Ascendente, Sol, Lua, Parte da Fortuna e SAN (Syzygya Ante Nativitaten – Lunação Anterior ao Nascimento), e que goza de maior Dignidade Acidental).
4. Outro elemento de desempate seriam aspectos planetários ao Ascendente.

A Técnica Completa pode ser verificada, com exemplos práticos, no seguinte Link,  http://www.astrologiatradicional.com.br/blog/blog/2007/02/03/calculo-do-temperamento-parte-2/

– Terceira Fórmula do Cálculo do Temperamento

O Astrólogo Rodolfo Veronese, do site Astrosphera dá uma sugestão própria para o Cálculo do Temperamento em um de seus Artigos, e em outro ele também cita a fórmula de Robert Zoller descrita pelo Paulo Silva e a fórmula da Dorian Gieseler Greenbaum descrita no livro “Temperament – Astrology’s Forgotten Key”.

– Primeiro (https://astrosphera.wordpress.com/2008/12/08/sobre-o-temperamento/)
– Segundo (https://astrosphera.wordpress.com/category/temperamento/)

– A Quarta Fórmula para o Cálculo do Temperamento

Este cálculo é apresentado pela Astróloga Clélia Romano, em seu livro “Astrologia Tradicional na Prática”, ela utiliza para o cálculo os seguintes Significadores:

– Signo Ascendente;
– Signo do Regente do Ascendente;
– Planetas na Casa 1;
– Signo dos Planetas que Aspectam o Ascendente;
– Signo da Lua;
– Fase da Lua;
– Signo do Regente da Lua;
– Signo dos planetas que fazem aspecto com a Lua;
– Planeta que faz conjunção com a Lua;
– Fase do Sol;
– Signo do Regente da Carta;
– Planeta Regente da Carta;

E ela deixa a observação de que se o Signo do Planeta Regente da carta for da mesma qualidade que o Planeta Regente da carta, deve-se somar apenas uma vez sua Qualidade Primitiva. E que se o Sol for o planeta que aspecta o Ascendente, atribuir a qualidade da Estação do Ano (ou Fase) do Sol.

– Qualidades Primitivas da Lua conforme sua Fase:

– Primeiro Quarto Crescente ( 0º a 90º): Quente e Úmida (de nova ao quarto crescente) – Sanguíneo
– Segundo Quarto Crescente ( 90º a 180º): Quente e Seca (de crescente à cheia) – Colérico
– Primeiro Quarto Minguante ( 180º a 90º): Fria e Seca (de cheia ao quarto minguante) – Melancólico
– Segundo Quarto Minguante ( 90º a 0º): Fria e Úmida (do quarto minguante à nova) – Fleumático

– Qualidade Primitiva do Sol, conforme sua estação:

– Primavera: Áries, Touro e Gêmeos ( Quente e Úmida) – Sanguíneo
– Verão: Câncer, Leão e Virgem (Quente e Seco) – Colérico
– Outono: Libra, Escorpião e Sagitário (Frio e Úmido) – Fleumático
– Inverno: Capricórnio, Aquário e Peixes ( Frio e Seco) – Melancólico

– Exemplo Prático

Para nosso exemplo, vamos observar a natividade de Nelson de Freitas Júnior nascido em 25/07/1962 – às 14:59 – Mogi das Cruzes, São Paulo, é um ator, produtor e humorista brasileiro. Segundo o Wikipédia, Nelson cursou análise de sistemas no Rio de Janeiro, mas largou a faculdade para fazer teatro. É Graduado em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em 1983, habilitado como Oficial radiotécnico.

– Cálculo do Temperamento de Nelson de Freitas

– Signo Ascendente: Sagitário – Colérico
– Signo do Regente do Ascendente: Júpiter está em Signo Frio e Úmido – Fleumático
– Planetas na Casa 1: Não temos.
– Signo dos Planetas que Aspectam o Ascendente: Não temos.
– Signo da Lua: Touro – Melancólico
– Fase da Lua: Minguante pra Nova – Fleumático
– Signo do Regente da Lua: Vênus está em Virgem – Melancólico
– Signo dos Planetas que fazem aspecto com a Lua: Não temos
– Planeta que faz conjunção com a Lua: Não temos;
– Fase do Sol: Leão – Verão – Colérico
– Signo do Regente da Carta: Aqui, Clélia Romano se refere ao Planeta com maior Dignidade Essencial e Acidental na carta, o que William Lilly chama de “Regente da Genitura”, neste caso temos três candidatos: Júpiter em Domicílio, Sol em Domicílio e Lua em Exaltação. Sol está numa casa fraca, desafortunada. Lua está numa boa casa, Sucedente. Júpiter além do domicílio, está na Cúspide da Casa 4 (3 graus de distância, podemos considerar), desta forma Júpiter é o Regente da Carta, além de Regente do Ascendente – Júpiter está em Peixes – Fleumático.
– Planeta Regente da Carta: Júpiter – Sanguíneo.

Seguindo o método da Clélia Romano, temos uma leve predominância do Temperamento Fleumático, com elevado equilíbrio entre as demais Qualidades Primitivas.

O Temperamento Fleumático, é composto por Umidade e Frieza, que está ligada a receptividade, sensibilidade, emoções, não tem forma definida e, portanto, molda-se ao local/ambiente em que está, flexível, paciente, tolerante, calmo, sereno, introspecto, ponderado, caseiro, familiar, emotivo.

Isto, obviamente, não nos diz tudo sobre o nativo, mas é o princípio da compreensão da carta. A substância principal que compõe o corpo e mente do nativo é o temperamento Fleumático, a isso adicionamos a análise da Motivação Primária do nativo.

“A partir de agora exporei uma técnica moderna que me foi ensinada por meu professor Robert Zoller. A teoria da Motivação Primária tem um cunho psicológico e é das coisas mais efetivas e indubitáveis na delineação. Robert Zoller relata que aprendeu a técnica com Zoltan Mason, professor dele em Nova York na metade do século passado. Ela não é descrita nos livros tradicionais, mas nada há nela que antagonize os preceitos clássicos e de certa forma inclusive ela os organiza de maneira funcional, sendo muito útil na descrição da mais básica intenção do nativo para encontrar a felicidade e a auto-realização.” Clélia Romano, Astrologia Tradicional na Prática.

A Motivação Primária vinculada ao Ascendente em Sagitário e o posicionamento de seu Regente – Júpiter – em Peixes, seu Domicílio Noturno, signo Aquoso, Fleumático, Mutável, Bi-corpóreo. Próximo da Cúspide da Quarta Casa, portanto determinado aos assuntos desta casa. Observamos também o posicionamento Celestial e Mundano dos Significadores da Mente: o Ascendente que já foi citado, Mercúrio a mente racional, lógica, crítica e a Lua a mente intuitiva, as emoções, o lado psicomotor. Ptolomeu, em sua obra denominada Tetrabiblos dá uma contribuição fundamental na compreensão do Governante da Alma, Planeta que está ligado simultaneamente à Lua e Mercúrio, observe:

“Quando, além disso, os governantes da alma, como explicamos no início, estão nos seus próprios domicílios ou séquitos ou em domicílios ou séquitos familiares, as propriedades da alma são abertos, desimpedidos, espontâneos e efetivos, em especial quando os mesmos planetas regem os dois locais ao mesmo tempo, ou seja, quando estão configurados com Mercúrio em qualquer aspecto e estão se separando ou se aplicando à Lua; se eles não estão dispostos desta forma, no entanto, mas estão em locais estranhos a eles, as propriedades das suas próprias naturezas ficam obscuras, indistintas, imperfeitas e ineficientes, com relação à qualidade ativa da alma. As forças da natureza dos planetas que os dominam ou o sobrepujam, no entanto, são vigorosas e prejudiciais aos nativos. Assim, homens que, por causa da familiaridade dos planetas maléficos, são injustos e maus, encontram seu impulso para prejudicarem-se uns aos outros de forma fácil, desimpedida, segura e honrada, se esses planetas estiverem com força, mas se forem sobrepujados pelos planetas do séquito oposto, esses homens são letárgicos, ineficientes e facilmente punidos. Aqueles que, mais uma vez, pela familiaridade dos planetas benéficos aos limites mencionados acima são bons e justos, se esses planetas não forem sobrepujados, são felizes e possuem uma boa reputação por sua bondade para com os outros, e, sem serem caluniados por ninguém, continuam a se beneficiar da sua própria justiça; se, no entanto, os bons planetas estiverem dominados por planetas opostos, eles, justamente por causa de sua gentileza, bondade e compaixão, sofrem o desprezo e a censura, ou até mesmo são prejudicados pela maior parte das pessoas.  Assim, portanto, é o método geral de investigação relacionado com o caráter. Devemos considerar de forma breve, na ordem apropriada, os traços particulares que resultam da própria natureza dos planetas, neste tipo de domínio, até que a teoria da mistura tenha sido tratada em seus aspectos mais importantes.

Se Saturno for o único regente da alma e dominar Mercúrio e a Lua, se ele estiver em uma posição dignificada com relação ao universo e aos ângulos, seus nativos serão amantes do corpo, de vontade firme, pensadores profundos, austeros, de propósito único, trabalhadores, ditatoriais, propensos a punir, amantes da propriedade, avaros, violentos, acumuladores de tesouros e ciumentos; mas se sua posição for a oposta, sem dignidade, eles serão sórdidos, sem importância, de espírito mesquinho, indiferentes, com propósitos pequenos, malignos, covardes, desconfiados, falantes do mal, solitários, chorosos, sem vergonha, supersticiosos; sempre fatigados, sem sentimentos, maquinadores de planos contra seus amigos, sombrios e sem cuidados com o corpo.”

Sugiro ao leitor a continuidade da leitura desta obra de grande importância e influência, o Tetrabiblos, para compreender com maior profundidade este tema.

Além da Motivação Primária apresentado por Clélia Romano, do Governante da Alma de Ptolomeu, temos também o Regente da Genitura descrito por William Lilly, com a

Significado próximo ao do Clássico Almuten Figuris. William Lilly descreve o Regente da Genitura como sendo o Planeta com maior Dignidade Essencial e Acidental na carta, participando assim das ações e modos do nativo.

“A minha opinião é claramente esta, aquele planeta que tiver mais dignidades essenciais e acidentais na figura, e que estiver melhor colocado e mais  elevado no esquema deverá ser o regente da Genitura, e tenho a certeza de que todos os atos do nativo partilharão mais ou menos da natureza desse planeta e que também a sua natureza, aspecto, temperamento e modos estarão muito em conformidade com as propriedades atribuídas a esse planeta (consideratis, considerandis); contudo, não há dúvida que se qualquer outro planeta estiver quase tão forte como aquele que mencionamos anteriormente, participará muito, e será necessário criar uma mistura de acordo com as várias dignidades de cada planeta, juntamente com os aspectos bons e maus dos outros planetas intervenientes: Os Gregos consideravam como regente da Genitura aquele planeta que tivesse mais dignidades no grau da Lua e de Mercúrio, pois Mercúrio é regente ou tem domínio sobre o espírito e sobre o vigor da mente e a Lua afeta o corpo.”

(….)

“Quando um planeta é Regente da Genitura e do Horóscopo, multiplica-se por três a contagem dos seus testemunhos no respeitante à sua virtude ou à sua influência na aparência. Se a Lua estiver no ascendente, o seu testemunho será duplicado.” William Lilly, Christian Astrology.

Quando William Lilly diz “Horóscopos” ele se refere ao Ascendente da Carta. E William Lilly prossegue em seu livro explicando a sobre este tema até chegar num outro trecho interessante ao nosso propósito aqui “Os Significadores da Aparência”:

“Primeiro, o signo ascendente e o seu regente. 
Segundo, o planeta ou planetas colocados no ascendente, ou o Nó Norte ou Sul, ou os planetas que fazem aspecto partil ao ascendente. 
Terceiro, a Lua e o planeta ou planetas que a aspectam dentro da metade da sua orbe. 
Quarto, a estação do ano ou o signo em que se encontra o Sol. 
Quinto, o Regente da Genitura.”

Para verificar a “Aparência” do nativo ele toma como Significadores dentro do Mapa o Ascendente, Planetas ligados ao Ascendente por domicílio, aspecto ou corporeidade, a Lua e planetas em conjunção a ela, o Signo Solar observando a estação do ano e por fim o Regente da Genitura.

Na Delineação da Alma do nativo, Clélia Romano faz uso similar do Almuten Figuris em relação ao Regente da Genitura de William Lilly, embora aparentemente o Regente da Genitura tenha um caráter mais físico/corporal e o Almuten Figuris assume uma função mais vinculada ao Espírito/Essência do nativo e seus propósitos, em ambos casos tanto o Regente da Genitura quanto o Almuten Figuris são planetas eleitos por vencerem os demais numa seleção de importância e força.

Por fim, chegamos ao tão aclamado Senhor dos Modos descrito por William Lilly ou como é comumente chamado Senhor das Maneiras, este planeta (na minha opinião e não tenho certeza se ela está realmente de acordo com os Antigos, o Senhor das Maneiras desempenha uma função mais efetiva na descrição dos modos, comportamentos, as ações do nativo, sua postura e “estereótipo”/personalidade.

No “CAP. CVII. Do comportamento do nativo ou da criança.”, Lilly dá o roteiro para encontrar o Senhor das Maneiras. Que resumidamente seria um conjunto de circunstâncias com relevância de prioridade, seguindo uma ordem de importância. Descreverei a seguir a forma para encontrar este Planeta, com algumas divergências de Lilly, mas seguindo basicamente os mesmos princípios:

1. Qualquer planeta conjunto Ascendente; se nenhum planeta estiver conjunto ao Ascendente, verificar se há algum Planeta que esteja posicionado no signo ascendente e que tenha dignidades essenciais no signo.

2. Planeta em aspecto a Lua e Mercúrio, ao mesmo tempo. Aplicativo ou separativo. O “Governante da Alma” de Ptolomeu parece assumir a função de Senhor das Maneiras, quando não há planetas no Ascendente.

3. O planeta que tiver maior Dignidade essencial no grau da Lua e Mercúrio. Ou seja, o Almuten da Lua e Mercúrio analisados de forma conjunta.

4. O Regente do Ascendente, caso não haja nenhum Planeta que atenda tais critérios.

Exemplo Prático:

Voltemos à figura de Nelson de Freitas:

1. Não temos planetas conjuntos ao Ascendente ou no signo Ascendente. 
2. Não temos planetas que aspectam simultaneamente Lua e Mercúrio.
3. Lua está em Touro, nos termos e face de Saturno. Nesta posição Saturno tem dignidade por Termo e Face (2+1=3 pontos), Marte por Triplicidade (3 pontos), Vênus por Domicílio e Triplicidade (5 + 3 = 8 pontos), Lua por exaltação e Triplicidade (4+3=7 pontos).

Mercúrio está Câncer, nos Termos de Saturno e Face da Lua. Saturno tem 2 pontos, Júpiter tem 4 pontos por exaltação, Marte 3 pontos por triplicidade, Vênus 3 pontos por triplicidade, Lua tem 5 pontos por domicílio, 3 por triplicidade, 1 por face = 9 pontos.

Vênus ficou com 11 pontos e Lua com 16. Mas, Lua está em Touro, num signo Venusiano, portanto disposta por Vênus que influencia na sua expressão. Lua ainda está posicionada na Quinta casa, Júbilo de Vênus, casa que tem associação com vários dos assuntos da natureza de Vênus.

Tanto Vênus quanto a Lua estão em concordância com a natureza do Temperamento principal do nativo, fleumático, observamos que o Regente do Ascendente está em signo Fleumático também, então é inegável a expressão, comportamento e modos fleumáticos de Nelson de Freitas, aliado aos Significados Essenciais de Júpiter Senhor do Ascendente e da Lua o Senhor das Maneiras. O posicionamento zodiacal e mundano deve ser considerado na Delineação das Maneiras do Nativo, Comportamento e Propósitos.

Em Astrologia Tradicional, por mais que as coisas pareçam muito mecânicas, presa à cálculos, estas fórmulas são apenas um roteiro, um padrão genérico, para estabelecer as qualidades primitivas e planetas que tem maior significância na análise destes tópicos, devendo ser levado em consideração a experiência do Astrólogo e aquilo que a própria Carta mostra de maneira mais evidente, o que na Carta de Nelson de Freitas é explícito pela posição de Vênus na Cúspide do MC disposta por Mercúrio, Júpiter Regente do Ascendente Conjunto ao IC, e o Temperamento Fleumático com notas Coléricas (Ascendente e Sol em Signo Ígneo). Ambos Luminares dignificados. O mapa fala per si, desde que tenhamos ouvidos para ouvi-lo.

Curiosidade: Além dos luminares dignificados, Nelson de Freitas tem o Lot da Fortuna na Casa 11, chamada “Bom Daemon/Espírito”, uma casa ligada a Sorte, Visibilidade, vinculada ao Suporte à Carreira, em Libra signo Venusiano e Sanguíneo. O sucesso, boa sorte, fama, prestígio por meios Venusianos (Vênus no MC) – o meio Artístico lhe eram destinados. Nelson de Freitas é humorista também, e isso é expresso em sua carta pelo temperamento Fleumático que é carismático, sensível e pela Forte Dignidade Essencial e Acidental na qual o Senhor das Maneiras, a Lua, se encontra: Em Exaltação, Triplicidade, em Casa Lucrativa ligada ao prazer, gozo, diversão, artes chamada “Boa Fortuna”.

Vejamos, por fim, como Al Biruni descreve a Disposição e Maneiras pertencentes aos Sete Planetas em sua obra ““The Book of Instruction in the Elements of the Art of Astrology””, através de minha própria tradução para fins de estudo e na sequência William Lilly, no supracitado Christian Astrology:

Indicação quanto à Disposição e Maneiras

Disposição e Maneiras:

Saturno: Temeroso, tímido, ansioso, desconfiado, avarento, um conspirador malévolo, carrancudo e orgulhoso, melancólico, contador de verdades, sério, confiável, incapaz de acreditar no bem de alguém, absorto em seus próprios assuntos particulares e consequentemente indica discórdia, e também ignorância ou inteligência, mas a ignorância é ocultada.

Júpiter: boa disposição, inspirado, inteligente, paciente, altivo, devoto, casto, administrador justo e verdadeiro, instruído, generoso, nobre, cuidadoso e amigo, egoísta, amigo do bom governo, sedento por educação, um honrado confiável e responsável tutor, religioso.

Marte: de opiniões confusas, ignorante, imprudente, conduta demoníaca, desregrado, atrevido, briguento, instável, indigno de confiança, violento, sem pudor; obsceno, mas rapidamente arrependido; enganador, animado, brilhante, amigável e de rosto agradável.

Sol: Inteligente e conhecedor, paciente, casto, mas sensual, sedento por conhecimento, poderoso e vitorioso, procura ter um bom nome por ajudar os outros, amigável; de temperamento quente, mas rapidamente recuperando seu repouso.

Vênus: boa disposição, rosto bonito, bem-humorado inclinado ao amor e sensualidade, cordialidade, generosidade, ternura com crianças e amigos, orgulho, alegria e paciência.

Mercúrio: afiada inteligência e entendimento, afável, gentil, semblante receptivo, elegante, hipermetropia, mutável, profundamente interessado em negócios, sedento por prazer, guarda segredos, procurando a amizade das pessoas, anseio por poder, reputação e aprovação, preserva os amigos verdadeiros e se afasta dos maus; se mantém longe de trapaças, conflitos, malevolência, mau coração e discórdia.

Lua: Simples, adaptável, um rei entre reis, um servo entre servos, bom coração, esquecido, loquaz, tímido, revela segredos, um amante da elegância, respeitado pelas pessoas, alegre, um amante de mulheres, também ansioso, não intelectualmente forte, pensa e conversa muito.” – Al Biruni

“Saturno como significador dos modos:
Forte e bem aspectado, torna as pessoas graves, com uma certa austeridade, avisadas, de pensamentos profundos, taciturnas, solitárias, laboriosas, pacientes, conservadoras de riquezas, frugais e econômicas, estudiosas para seu próprio proveito, zelosas, desconfiadas.

Fraco e mal colocado, mostra homens de espíritos abjetos, mal dispostos, de fraca autoestima, descontentes, negligentes, temerosos, amantes da solidão, tristes, invejosos, teimosos, desconfiados, mentirosos, malignos, tipos grosseiros.

Júpiter como significador dos modos:

Bem dignificado e colocado, denota homens honestos, religiosos, justos, liberais, magnânimos, governadores, homens eminentes, responsáveis por assuntos importantes, sóbrios, graves com uma espécie de moderação, prudentes, vivendo de forma virtuosa e ordeira.

Quando está mal dignificado ou mal colocado, são amantes de si próprios, de uma franqueza inocente; evidencia modos muito parecidos com os descritos anteriormente, mas mais obscuros e imperfeitos, uma mente desdenhosa e trocista, orgulhosa, supersticiosa, medrosa, dissimulada, uma espécie de candura vaidosa, negligente, pródiga.

Marte como significador dos modos:

Quando está potente e afortunado, torna os homens generosos, cheios de coragem, irascíveis, ferozes e violentos, com aptidões manuais, abertos na sua forma de falar, com uma espécie de temeridade; não temendo quaisquer danos físicos, aptos para governar, gabarolas, desejosos de vingança, impacientes com a servidão ou ao serem alvo de injúrias ou afrontas. 

Quando está imbecil e cadente, ou desafortunado por outro motivo, proclama homens cruéis, conflituosos e tirânicos, precipitados e teimosos, sanguinários, despudorados, suntuosos, gabarolas, ímpios, injustos, responsáveis pelo derramamento de sangue, descarados na provocação, mas temerosos quando se passa à ação, ladrões, autores de discórdias, tumultos, sedições, etc.

Vênus como significadora dos modos:

Bem constituída na figura e essencialmente forte, indica homens ou pessoas agradáveis, alegres e aprazíveis, corretas no seu vestuário, boas, generosas, misericordiosas, com propensão para o prazer, dadas ao asseio e a tirar prazer dos jogos e passatempos, sutis, elegantes, poéticas.

Mal colocada e peregrina, demonstra homens temerosos, dados a mulheres, covardes, homens sem coragem, preguiçosos, grandes cortejadores de senhoras ou mulheres, lascivos, sem respeito pela sua reputação ou estima, zelosos dos assuntos de mulheres, infames, etc. 

Mercúrio como significador dos modos:

Bem-disposto nos céus e nas suas dignidades, indica homens de raciocínio admiravelmente penetrante, extremamente estudiosos e capazes de aprender, cheios de artimanhas e astúcias, eruditos, prudentes, prognosticando bem ou dando bom conselho, fazendo todas as coisas com agilidade e desenvoltura. Poetas, geômetras, matemáticos, astrólogos, eloquentes, aprendizes de qualquer arte, com boa postura. 

Desafortunado por posição, fraco e aflito, prediz pessoas inconstantes, maliciosas, turbulentas, invejosas, pérfidas, mentirosas, de propósito se Mercúrio estiver com o Nó Sul, ou em quadratura ou oposição à Lua ou a Marte, e em signos de ar, dissimuladas, inventando histórias e maquinações destrutivas, infames, metendo-se com toda a gente e com todos os assuntos, pessoas estúpidas, tontas, patetas alegres, fanfarronas, inúteis, etc.

A partir destes planetas e da sua interação uns com os outros, deduzem-se os julgamentos principais dos modos; A partir destes planetas e da sua interação uns com os outros, deduzem-se os julgamentos principais dos modos; a localização dos luminares ajuda as suas qualidades; assim, a Lua crescente com o principal significador do comportamento faz com que os modos do nativo se manifestem, ou faz com que o nativo os descubra mais cedo, mas quando está em conjunção ou obscurecida, viz. combusta ou sob os raios do Sol, os modos não são tão evidentes; na sua máxima latitude setentrional ou meridional, ela declara uma variedade de modos.

Se o Sol for o principal significador do comportamento e estiver forte, provoca uma certa gravidade de modos, associada a um certo ar agradável e correto; mas se o Sol estiver fraco, os modos são menos graciosos e mostram-se pobres, sem graça ou encanto. Contudo, é geralmente observado que é mais importante considerar os dispositores dos luminares do que eles próprios, etc. Mostrar-vos-ei por um ou dois exemplos, como integrar os vossos julgamentos quando o significador do comportamento está ligado a outro planeta.” William Lilly.

Quando falamos em interpretação de uma carta, sobretudo, é importante analisar a carta como um todo. E como vocês puderam perceber através das técnicas de diferentes Astrólogos, todos passam por pontos semelhantes até chegarem à uma análise similar. Contudo, é sempre importante saber ponderar, utilizar as técnicas para nortear a compreensão sobre a carta e entender a essência dos significadores e seus posicionamentos, não interpretar de forma mecânica e repetitiva, de forma simplória “X+X=Y”, pois as vezes “X+X“ pode ser igual a “Z” e você não percebeu um detalhe, que indicava que o segundo X estava sendo elevado ao quadrado. Astrologia é repleta de detalhe, e também de beleza, e deve ser considerada mais como uma Arte, do que uma Ciência. Agradeço ao Leitor que se manteve paciente e acompanhou estes rabiscos até o final. Estas são minhas opiniões e o esboço de meus estudos e não representa uma Verdade Absoluta, mas um sinal de incentivo ao estudo e à busca, pois sou um eterno Peregrino no caminho sinuoso da Astrologia Tradicional.

Rafael Diniz,
Sírius Astrologia Tradicional.

Referências:
Astrologia Tradicional na Prática – Clélia Romano, 2015
Astrologia Cristã – William Lilly, 1647
Tetrabiblos – Ptolomeu, Século II D.C
“The Book of Instruction in the Elements of the Art of Astrology” 
– Abu’L-Rayhan Muhammad Ibn Ahmad Al-Biruni, 1029 D.C

http://astrologiamedieval.com/
http://astrosphera.blogspot.com/
 
http://www.astrologiatradicional.com.br/blog/
http://dinhoastrologiatradicional.blogspot.com/

Deixe um comentário